LUCAS 5:1-11
V4 - E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar.
V5 - E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede.
A GLÓRIA DE DEUS
O Mar da Galileia, também dito Mar de Tiberíades ou Lago de Genesaré.
Grande parte do ministério de Jesus Cristo decorreu nas margens do lago de Genesaré. Naqueles tempos, havia uma faixa de povoamentos à volta do lago e muito comércio e transporte por barco. No entanto, sabe-se que a Galileia era uma região mais pobre do que a Judeia, de modo que a população do local atravessava momentos difíceis durante o primeiro século da era comum.
É nesse momento quando tudo contraria a pespectiva de vitória que Jesus entra em cena. Lucas revela no cap 5 as maravilhas do olhar de Jesus, um olhar profundo em alcance inimaginável que enxergou não somente aquela multidão mas um homem soberbo, um pescador machucado pela prova de um dia sem peixes, que voltava de uma longa noite de tentativas e frustações, com suas redes sujas sem ter nada pra vender e comer.
Ao lermos cap 5 de Lucas nesses primeiros versículos podemos aprender com Jesus o poder de um olhar.
1° Jesus viu estar dois barcos à praia
Por que o médico aqui, o Apóstolo Lucas faz questão de dizer que o Mestre viu dois barcos junto à praia?
Percebemos aqui que o amor de Deus é como a chuva que cai sobre a terra, ela não escolhe apenas os perímetros de um justo mas também do injusto, não visa apenas Gregos mas também Troianos.
Mesmo ainda falando a multidão Jesus viu os pescadores daqueles barcos descendo e lavando suas redes. Com certeza Ele contemplou o semblante abatido de cada um, viu nas suas reações o peso da decepção, de nada apanhar naquela noite. Creio, quem mais sofreu nessa história fora Simão (Pedro – Filho de Jonas) pois o seu carater Galileu o denunciava. Os galileus tinham a fama de serem homens trabalhadores porém indisciplinados, imagino pelos olhos da fé que Pedro escumungava a cidade, o lago de Genesaré, as redes, os barcos.
Imagino que suas palavras tinham um tom decepcionante e aferidor.
Talvez dissessem: “ Se ao menos tivéssemos ido mais cedo, procurássemos um lugar melhor para lançar as redes, tivéssemos um barco maior, que suportassem ir mais longe, teríamos pegado alguma coisa.
Não é facil passar por um vale, mas o vale tem sua função
Ele nos aproxima de Deus e nos ensina a ter mais comunhão.
2° Viu a Pedro, entrou em seu barco mas, não esqueceu da multidão.
V3 - “E, entrando num dos barcos, que era o de Simão, pediu-lhe que o afastasse um pouco da terra; e, assentando-se, ensinava do barco a multidão”.
O olhar de Jesus não alcançou somente a dor de Pedro mas também a fome de uma multidão, fome da palavra da vida eterna.
Jesus não esqueceu da multidão quando entrara no barco de Pedro.
Há momentos em nossas vidas que achamos que Deus nos esqueceu, Jesus está entrando em tantos barcos que chegamos até achar que Ele esqueceu de nós. O milagre que Deus faz em outras vidas são para edificar a sua fé, já parou para pensar que a mesma multidão que viu Jesus subir no barco de Pedro também dependiam daquele milgre? Pois o pescado era o alimento principal em seus cardápios. Quando veres o Senhor operar milagres na vida de alguém não tenhais inveja, pois essa mesma pessoa Deus vai usar para te alimentar, te abençoar. Quantas pessoas não procuraram a Pedro depois daquela grande pesca? Assim também sempre estaremos participando da graça de Deus revelada ao seu filho.
Outro detalhe a observar na leitura é que Jesus pediu que Pedro se afastasse um pouco da terra.
Você já se afastou da terra hoje, deixou de pensar nas coisas terrenas para buscar um pouco das coisas do céu.
Colossenses 3:01 diz:
“Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra”.
Quando pensamos somente nas coisas daqui não damos espaço para as coisas de Deus, pois as daqui são perecíveis, passageiras, momentâneas.
Era como se Jesus dissesse a Pedro em outras palavras:
Pedro, esqueça a noite traiçoeira, use a fé, tira o seu pensamento um pouco mais da terra, do mar, dos peixes, estou aqui, entrei no seu barco, tudo vai mudar a partir de agora.
A Fé é um dom gratuito de Deus, se é um dom dado por Deus logo a fé vem de cima, pois Deus está no céu, como a bíblia assim revela.
É o único Deus onipresente, pois Ele está aí contigo agora, enquanto ouve essa palavra. Essa noite tenebrosa vai passar.
V4 – “E, quando acabou de falar, disse a Simão: Faze-te ao mar alto, e lançai as vossas redes para pescar”.
V5 – “E, respondendo Simão, disse-lhe: Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos; mas, sobre a tua palavra, lançarei a rede”.
Pedro poderia ter dito: “Senhor, está brincando comigo, sou pescador profissional, tenho a pesca por profissão a muitos anos, experiência não me falta, temos pontos estratégicos, sei manusear bem uma rede, como também fazer muitas outras coisas. Com o passar dos anos aprendi que durante a noite os peixes sobem a superficie para comer planctons e isso facilita a pescaria, tenho um ótimo curriculum, todos aqui me conhecem, sou melhor pescador da região, e agora tu vens a mim, sobe no meu barco e quer me dizer o que fazer? Senhor tu és um pregador e não um pescador, não sabes nada sobre pesca”.
Pedro de forma alguma pronunciou essas palavras.
A muitas pessoas que vivem uma vida tão amargurada que chegam a dizer palavras como essas, será que você aí do outro lado já não disse assim?
O QUE ESSE PASTOR SABE DA MINHA VIDA?
NÃO VIVE UM TERÇO DO QUE PASSO, NÃO CONHECE MINHA LABUTA, HUMILHAÇÃO, ABANDONO, TRAIÇÃO, REJEIÇÃO, TUDO ISSO ENFRENTO DIARIAMENTE. AGORA ESTÁ AÍ PREGANDO COMO SE FOSSE FÁCIL EXISTIR. QUEM ME DERA QUE TUDO O QUE ESTÁ DIZENDO FOSSE VERDADE.
Eu quero lhe dizer, mesmo com esse sentimento Deus enviou o seu filho na cruz do calvário a pagar um preço pela sua alma, para que você tenha vida e vida em abundância.
É como a história de um homem que andando pela estrada da vida viu uma placa que dizia: “ARMAZEM DO CÉU, entrou e logo viu um anjo que lhe deu uma cesta e disse: “COMPRE O QUE QUISER!” Escolheu: SAÚDE, PAZ, PACIÊNCIA, AMOR, FORÇA, FÉ, CORAGEM, PERDÃO, COMPREENSÃO E FELICIDADES... Perguntou no caixa: “QUANTO DEVO?” O anjo respondeu: “NADA, JESUS JÁ PAGOU A CONTA.
Você não imagina o que Deus tem lhe preparado, e o que está lhe preparando.
A vida abundante em Deus vai além de ser próspero aqui na terra, a vida em Deus é comer do melhor dessa terra e saber que lá na glória teremos muito mais.
Jesus te ama. Como enfermeiro de Deus e embaixador do céu aqui na terra tenho NELE autoridade para lhe dizer: Que sua história vai mudar.
Tão somente aceite a Jesus como único e suficiente salvador de sua vida e você vai viver UMA GRANDE VIRADA. Deus transformará a sua vida.
Eu imagino os amigos e irmão de Pedro olhando para ele e com suas cabeças acenando, e nesse gesto dissessem: VAI PEDRO, FAÇA O QUE ELE ESTÁ DIZENDO.
Pedro diz: SOBRE TUA PALAVRA, LANÇAREI A REDE.
Ele vai ao mar alto, as águas profundas, para, olha novamente para Jesus, e viu ao fundo uma multidão que esperavam por um milagre, é normal que, aonde Jesus está alguma coisa acontece, é o que está acontecendo aí com você agora. Pedro olha ao lado vê seus irmãos e amigos e todos estão dizendo: ACREDITE, VAI, LANCE A REDE.
O Espírito Santo de Deus, está te dizendo agora: ACREDITE, ACEITE A JESUS, VAI DAR TUDO CERTO, CONFIE, ESTOU CONTIGO, ACREDITO EM VOCÊ, ACREDITE NA PALAVRA DE DEUS.
Na minha fé, creio que Pedro olha para as águas, fecha os olhos, como fazemos quando queremos acertar na vida, ele lança a rede, ela está decendo, mais fundo, mais fundo, mais fundo e Jesus mais uma vez olha para ele e com um sorriso diz: PUXE.
Ele tenta mais a rede está pesada, está se rompendo, os companheiros de pesca se aproximam, o outro barco vem para ajudar, eram tantos peixes que quase íam a pique, estava rachando a embarcação, a alegria era incontrolável, o júbilo foi completo, eles se abraçam, a multidão na praia glorificava a Deus, a sua Glória foi revelada à fé de Pedro.
V8 – “E vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador.”
O poder da palavra de Deus nos revela o pecado escondido em nós.
Quando percebeu quem lhe falara ele se prosta e reconhece o seu pecado.
Jesus não disse a Pedro: LANCE A REDE E VAMOS VER NO QUE VAI DAR.
Ao contrário disse: LANCE A REDE. Em outras palavras: EU GARANTO O MILAGRE.
O milagre de Deus na vida de alguém próximo a nós é tão grande que também nos alcança.
O BARCO AQUI É O DE PEDRO MAS, A VITÓRIA É NOSSA.
Você já parou para pensar o quanto Pedro dependia da pesca?
Era sua profissão, seu ganha pão, além de seu sustento físico, familiar. Pedro comercializava os peixes apanhados, sem contar os que eram partilhados entre os seus companheiros, seus amigos.
Mas, a salvação de pedro, depois de uma noite traiçoeira foi o sol da justiça, que ia passando, JESUS.
Não é atoa que o Salmista diz:
Salmos 30 verso 05.
“O choro pode durar uma noite inteira mas, a alegria vem pela manhã.
PEDRO REVELOU O SEU FRACASSO.
O motivo de sua ira, seu descontentamento.
MAS, JESUS REVELOU O SEU AMOR, SEU CUIDADO, SEU PODER.
Revele a Jesus agora suas chagas, sua dor, seu fracasso, pois agora Ele vai além do seu limite lhe mostrar sua Glória.
Vamos orar...
Pb. Antônio Marcos
Igreja Evangélica Pentecostal Missionária Jesus Salva
Nenhum comentário :
Postar um comentário